Vinhedo terá exposição especial em celebração aos noventa anos da Semana de Arte Moderna
quarta-feira, 3 de outubro de 2012Em 2012, a Semana de Arte Moderna – também chamada de Semana de 22 – completa 90 anos de existência. Por ter sido considerada uma das mais influentes realizações artísticas e culturais do Brasil e por ter representando o início do modernismo no País, o evento que foi uma das referências culturais mais significativas do século XX foi escolhido como tema à promoção de uma exposição especial e que contará com trabalhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura Municipal de Vinhedo.
Denominada “90 anos da Semana de 22”, a mostra valorizará a produção artística brasileira e será aberta oficialmente no próximo dia 17, a partir das 17h30, seguindo até o dia 24 deste mês no Espaço Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini (Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro). Ao todo, mais de 40 trabalhos produzidos pelos alunos de educação infantil, dos ensinos fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas municipais da Prefeitura Municipal de Vinhedo, serão expostos no evento e poderão ser prestigiados pela população das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas, aos sábados. “A exposição, além de valorizar a criatividade e o empenho dos nossos estudantes, também será mais uma oportunidade de mostrarmos ao público em geral o excelente trabalho artístico que é feito pela equipe escolar e pelos alunos de nossas unidades escolares municipais”, destacou a diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Marilene Pisoni Mayr.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a mostra é um resultado do sólido do trabalho pedagógico promovido nas unidades escolares municipais e que propôs o estudo aprofundado dos artistas participantes da Semana, de suas principais obras e sobre o modernismo no Brasil. Por meio deles, os alunos tiveram a oportunidade de refletir e aprender ainda mais sobre as rupturas propostas pelo modernismo, em relação à arte acadêmica, e o quanto este período foi significativo estilisticamente à valorização do povo, da cultura e da terra brasileira. Apesar de envolver todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, as ações didáticas respeitaram as particularidades de aprendizado estabelecidas a cada faixa etária de atendimento.
Produção dos trabalhos
À elaboração das obras estudantis que serão exibidas, os professores que lecionam na disciplina de Artes nas escolas municipais apresentaram aos seus alunos os artistas que participaram da Semana de 22 e, a partir da escolha de algumas obras específicas, empregaram o ensino de diferentes técnicas para explorar o tema em sua totalidade, a partir da leitura dos trabalhos e da técnica mais apropriada e expressiva à concretização da proposta do artista.
Dentro dos estudos relacionados à Semana de 22, os professores trabalharam com seus estudantes a vida e as obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Inácio da Costa Ferreira (Ferrignac), John Graz, Alberto Martins Ribeiro, Oswaldo Goeldi, Victor Brecheret, Hidelgardo Leão Velloso e de Wilhelm Haarberg. Embora não tenha participado da Semana, a artista Tarsila do Amaral também estará presente no conteúdo da exposição por ter se transformado em um ícone do modernismo brasileiro. Já no campo musical, os estudos feitos pelos alunos englobaram a vida e as obras de Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novais, Frutuoso Viana e Ernani Braga.
A realização desta mostra em comemoração aos 90 anos da Semana de 22, inclusive, dará continuidade à exposição dos trabalhos artísticos dos alunos da Rede Municipal de Ensino e que foi iniciado, em 2011, com a mostra sobre arte Naïf, que contou com os trabalhos elaborados pelos estudantes das escolas municipais de educação infantil, ensino fundamental e EJA.
A Semana
Realizada de 13 a 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação ao cenário cultural, literário e artístico no Brasil. Sua promoção sugeriu a experimentação de novas formas de pensar e a mudança da linha de criação artística do País, estimulando a criação de uma forma de expressão artística essencialmente brasileira, mesmo que em sintonia com as tendências europeias. Desta forma, propôs novas formas de linguagem e incentivou a liberdade de criação em território nacional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Semana Missionária começa dia 17 de julho em Vinhedo
- Ciclistas de Vinhedo conquistam bons resultados na maratona de Louveira
- Próximo final de semana está repleto de jogos de futebol das categorias de base, supermaster, veteranos e Copa Vinhedo
- Mais de 133 mil alunos participarão de atividades culturais neste mês em Vinhedo
- Centros Culturais de Vinhedo têm vagas para cursos gratuitos