Vinhedo: Inscrições para campanha de castração de cães e gatos já começaram
terça-feira, 21 de agosto de 2012A Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, realiza até o dia 14 de setembro, as inscrições para a Campanha Anual de Controle Populacional de Cães e Gatos, que consiste na realização de cirurgias de castração em animais.
A 9ª edição da campanha começou no dia 15 de agosto e está sendo desenvolvida em parceria com a Sopravi – Sociedade Protetora dos Animais e médicos veterinários do município, e é voltada à população de baixa renda que possui animais de estimação.
Para participar da campanha, os interessados devem inscrever os animais no Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, localizado na Rua Monteiro de Barros, 520, Centro, até o dia 14 de setembro, das 7h às 16h30. Cópias do RG do proprietário do animal, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do cão ou do gato devem ser apresentadas no ato da inscrição.
Terminado este período, os inscritos receberão a visita dos membros voluntários da Sopravi, para que sejam selecionados os animais aptos a participar da Campanha. Serão consideradas a idade do animal, potencial reprodutivo e renda dos proprietários.
A castração será realizada a preço reduzido durante os meses de outubro e novembro, com valores que variam de R$ 50,00 a R$ 90,00. Os valores pré-estabelecidos para o procedimento cirúrgico levará em consideração a espécie e o porte do animal.
A campanha anual faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde com objetivo incentivar a posse responsável de animais, evitando o problema do abandono.
A campanha é realizada desde 2003, por meio da lei municipal nº 2.709.
Informações podem ser obtidas no Setor de Zoonoses no telefone 3826-7474.
Construção do Departamento de Vigilância em Saúde
Está em fase final a construção do prédio que irá abrigar o Departamento de Vigilância em Saúde que funcionará no bairro Pinheirinho e receberá três setores da Secretaria de Saúde: a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Controle de Zoonoses.
No Centro de Controle de Zoonoses haverá sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação.
Haverá um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses irão participar ativamente no controle e orientação à população sobre as zoonoses (febre maculosa, leptospirose, leishmaniose, dengue, entre outras doenças.
No Centro de Controle de Zoonoses será implantado o sistema de chipagem em animais que irá permitir a redução de cães e gatos abandonados no município e ajudará no controle de proliferação. A aplicação do chip será feita gratuitamente nos animais dos proprietários que procurarem o Departamento de Vigilância em Saúde para a realização do procedimento de castração. O proprietário de animais já castrados também poderá solicitar a chipagem do seu animal, se tiver interesse.
Do tamanho de um grão de arroz, o chip será aplicado sob a pele do animal e conterá informações como raça, sexo e controle de vacinas aplicadas no animal, além de dados do proprietário, como nome, endereço e telefone.
Haverá no Centro de Controle de Zoonoses um leitor de informações que funcionará semelhante a um código de barra, para identificar os dados do proprietário do animal chipado.
Além do sistema de informações e identificação animal, a Secretaria de Saúde irá investir em campanhas de conscientização sobre posse responsável e para incentivar a castração de animais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo