Vinhedo: Chipagem em animais será feita no Departamento de Vigilância em Saúde que está em construção
quinta-feira, 26 de abril de 2012A Secretaria de Saúde irá implantar um sistema de informações e identificação de animais em Vinhedo assim que entrar em funcionamento o Departamento de Vigilância em Saúde, que está sendo construído pela Prefeitura de Vinhedo, no bairro Pinheirinho, para abrigar três setores de saúde, o Centro de Controle de Zoonoses e as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.
Conhecido como chipagem, o sistema irá permitir a redução de animais abandonados no município e ajudará no controle de proliferação de cães e gatos.
A aplicação do chip será feita gratuitamente nos animais dos proprietários que procurarem o Departamento de Vigilância em Saúde para a realização do procedimento de castração. O proprietário de animais já castrados também poderá solicitar a chipagem do seu animal, se tiver interesse.
Do tamanho de um grão de arroz, o chip será aplicado sob a pele do animal e conterá informações como raça, sexo e controle de vacinas aplicadas no animal, além de dados do proprietário, como nome, endereço e telefone. Haverá no Setor de Controle de Zoonoses um leitor de informações que funcionará semelhante a um código de barra, para identificar os dados do proprietário do animal chipado.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, com esta identificação ficará muito mais fácil de localizar o dono de animais perdidos. “Após a aplicação do chip, os animais que forem encontrados na rua vão passar por um leitor para identificar o dono, ajudando a reduzir o número de perdas de animais de estimação.
Em um ano de utilização do sistema pretendemos chipar cerca de 90% de cães e gatos com donos na cidade”, explicou a secretária, em visita ao prédio, acompanhada da diretora de Saúde, Regina Ligo.
Além do sistema de informações e identificação animal, a Secretaria de Saúde irá investir em campanhas de conscientização sobre posse responsável e para incentivar a castração de animais.
O Centro de Controle de Zoonoses terá sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação.
Haverá um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável.
Fonte: Prefeitura de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Festival de natação encerra calendário esportivo da Prefeitura de Vinhedo
- Guarda Civil Municipal de Vinhedo promove formação para emprego de motos em ações de patrulhamento
- Campeonato de futebol veterano promovido pela Prefeitura de Vinhedo começa sábado (7)
- Canta Inverno de corais está com inscrições abertas em Vinhedo
- Famílias atendidas pelo Cras do Nova Vinhedo participarão de passeio especial à Represa II