Um dia a Menos, baseado na obra de Clarice Lispector, é o espetáculo convidado do Festival de Teatro de Vinhedo
sexta-feira, 7 de setembro de 2012O espetáculo “Um dia a menos”, adaptação da obra de Clarice Lispector para o teatro, realizado pela Cia. de Artes e Ofícios, sob a direção de Marcio Mehiel, é o espetáculo convidado para encerrar o 18° FESTEVI – Festival de Teatro de Vinhedo, promovido pela Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A apresentação será dia 6 de outubro, às 21h00, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus de Vinhedo.
Aprovado pelo Programa de Ação Cultural-PROAC-ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura, e com o patrocínio da empresa Magna Closures para sua realização em Vinhedo e da Usiminas para realização em Cubatão, o Projeto “Um dia a menos – Arte e Educação” inicia circulação pelo interior do Estado de São Paulo, após temporadas de sucesso na capital.
O Projeto conta também com workshop sobre o ofício da atuação e apresentações para escolas da rede pública e particular, que são seguidas de bate-papo. E tem como objetivo uma troca efetiva sobre o fazer e os signos teatrais com o público da região. O workshop acontece dia 6 de outubro, das 9h00 às 11h00, com o tema Atuação Consciente, com a Cia. de Artes e Ofícios. São 30 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas na própria Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Monteiro de Barros. Mais informações pelo telefone 3876-5393.
O “bate-papo” com alunos de escolas será em dois dias: 8 e 9, logo após as apresentações no próprio Teatro Municipal de Vinhedo.
Sinopse
Do universo feminino da obra de Clarice Lispector nascem duas mulheres e um inimigo invencível: o dia-a-dia. Acordar, viver, dormir, sonhar, acordar, viver, não dormir, não sonhar, não viver, morrer… E depois? Com humor e leveza, apesar das reflexões profundas, essas mulheres trazem sua mensagem: viver vale a pena!
A montagem da Cia. de Artes e Ofícios apresenta a poesia e o cotidiano retratado nas obras de Clarice Lispector, buscando o diálogo constante entre o humor e a profundidade do ser, características de sua literatura e que são explorados teatralmente a partir do texto em conexão direta com a forte linguagem corporal das atrizes e a delicadeza da direção. O belo e lúdico cenário, figurino e o desenho de luz completam a dramaturgia do espetáculo para contar a estória de duas mulheres idênticas que se conhecem no dia de suas mortes. Um dia a menos é um espetáculo refinado, mas não hermético e comunica-se com os mais diversos públicos, iniciados ou não em Clarice e no teatro. Tem como objetivo homenagear a vida e contribuir para que o espectador saia do teatro mais fortalecido para sua “luta” cotidiana!
Cia. de Artes e Ofícios
Em 2007, o encontro no Ateliê de Artes e Ofícios, do diretor Marcio Mehiel com as atrizes Maria Stella Tobar e Tatiana Zalla revelaram afinidades artísticas e o desejo de trabalharem juntos em um espetáculo servindo-se da técnica de atuação físico-energética desenvolvida por Mehiel. Assim, neste mesmo ano nasce o Projeto “Um dia a menos” com o objetivo de criar um espetáculo para homenagear a escritora Clarice Lispector nos 30 anos de sua morte. O Projeto foi um dos 13 contemplados em todo o Estado de São Paulo com o Programa de Incentivo ao Teatro Paulista e em 2008 conquista também o patrocínio da CESP-Cia. Energética de São Paulo, por meio da Lei Rouanet. A partir deste projeto, convidam a atriz Carol Scavone e iniciam a carreira da Cia. de Artes e Ofícios em 2009. Tendo como objetivo primordial aprofundar os estudos das técnicas de atuação em uma obra teatral, os experientes artistas da Cia. criam e produzem os próprios espetáculos – em vez de realizar o projeto idealizado por apenas um diretor ou produtor.
Ficha Técnica
Espetáculo – Um dia a menos Adaptação da obra de Clarice Lispector, por Marcio Mehiel, Maria Stella Tobar e Tatiana Zalla
Direção Marcio Mehiel
Atrizes: Maria Stella Tobar ,Tatiana Zalla e Carol Scavone
Assistente de Direção: Carol Scavone
Desenho de Luz: Miló Martins
Criação de trilha sonora original: João Leopoldo
Cenário e Programação Visual André Moia
Figurino Maitê Chasserraux
Visagismo Leopoldo Pacheco
Operação de luz Danilo Martins
Fotos Águeda Amaral e Werinton Kermes
Produção Cia. de Artes e Oficios
Idealização Maria Stella Tobar
Patrocínio Magna Closures e Usiminas
Realização Cia. de Artes e Ofícios, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural, Prefeitura de Vinhedo (Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação).
Serviço:
6 de Outubro, 21h00, Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Apresentação de Encerramento do 18° FESTEVI – “Um dia a menos”, Cia. de Artes e Ofícios. Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 15h00 do dia da apresentação.
6 de Outubro, das 9h às 11h. Teatro Sylvia de Alencar Matheus. Workshop “Atuação consciente”, com a Cia. de Artes e Ofícios. 30 vagas. Inscrições gratuitas na Secretaria de Cultura e Turismo.
8 e 9 de Outubro. Teatro Sylvia de Alencar Matheus. Apresentações do espetáculo “Um dia a menos”, seguidas de bate-papo para escolas.
Festevi
Na sua 18ª edição, o Festival de Teatro de Vinhedo, iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é voltado para as categorias amador e amador iniciante. As apresentações começam dia 25 e terminam dia 5, com entrada franca e são realizadas no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, sempre às 20h00.
O resultado final do FESTEVI será anunciado em Cerimônia de Premiação no dia 10 de outubro de 2012, domingo, às 20h00min, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, quando deverão estar presentes todos os participantes dos grupos concorrentes.
Serão premiados com troféus, nas duas categorias, os melhores nas categorias: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, direção, melhor elenco, melhor iluminação, melhor trilha sonora e melhor pesquisa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Centro de Excelência Esportiva de Vinhedo tem quinhentos alunos de artes marciais e ginástica artística
- Guarda Civil Municipal adota bicicletas para efetuar ações de patrulhamento comunitário em Vinhedo
- Acesso gratuíto de internet banda larga aos moradores de Vinhedo a partir de março
- Horário de patrulhamento com bicicletas em áreas de lazer de Vinhedo é ampliado pela Guarda Civil Municipal
- Guarda Civil Municipal de Vinhedo promove formação para emprego de motos em ações de patrulhamento