Prefeitura e Sanebavi organizam projetos de educação ambiental voltados aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012Na última sexta-feira, dia 10, representantes da autarquia Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) – responsável pelos serviços de água e esgoto no município da Cidade de Vinhedo – e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação, da Prefeitura de Vinhedo, estiveram na sede desta última para o planejamento de novos projetos ambientais para serem desenvolvidos neste ano, junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
No encontro dos profissionais das diferentes secretarias e da Sanebavi foi definido o início das visitas dos alunos da Rede Municipal de Ensino às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) e também os eventos que integrarão as celebrações previstas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Outros assuntos que integraram a pauta do encontro foram as atividades que serão promovidas dentro da I Semana da Água de Vinhedo, além da primeira formação ambiental voltada aos docentes da Rede Municipal de Ensino, que ocorrerá antes do início das visitas dos estudantes às ETA e ETE.
“A conscientização de assuntos desta natureza, junto aos alunos de nossas escolas municipais, e que enfocam atividades que prezam pela preservação do meio ambiente e, consequentemente, da cidadania serão sempre incentivadas e estimuladas aqui em nosso município, pois ajudam efetivamente na formação de cidadãos mais cientes de seus deveres e direitos dentro da sociedade”, disse o prefeito Milton Serafim.
Para o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica), os laços com as secretarias são fundamentais para a realização dos projetos. “Todos os anos trabalhamos em conjunto para a realização do Projeto Escola. Também em ações ambientais que contribuam com o Projeto Município Verde Azul. Para este ano teremos mais novidades como a primeira formação de professores, em que eles terão palestras informativas direcionadas ao saneamento, que envolve os mananciais do município, os sistemas de tratamentos e a estrutura. Assim, poderão desenvolver com mais precisão o assunto com os alunos antes das visitas”, explica Canjica.
Para compor as atividades que acontecerão no decorrer do ano letivo, o município terá ações especiais dentro da Semana da Água, que está prevista para acontecer em junho; além de ações vinculadas ao projeto Município Verde Azul.
“Estamos muito satisfeitos com este encontro de trabalho e, sem dúvida, as ações que programamos em parceria aos alunos da Rede Municipal de Ensino serão muito benéficas e contemplarão todas as escolaridades que atendemos, da educação infantil, passando pelos ensinos fundamental I e II e chegando, inclusive, às turmas da Educação de Jovens e Adultos, o EJA”, ressaltou o secretário municipal de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, que também esteve presente na reunião.
Fonte: Prefeitura de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Não haverá aulas nas escolas municipais, de esportes e oficinas culturais no dia do professor em Vinhedo
- “1° Panorama Musical” de Vinhedo traz artistas brasileiros consagrados nos EUA
- Investimentos tornam a saúde de Vinhedo uma das melhores da região
- Vinhedo vai sediar encontro paulista de turismo rural
- Festival de Teatro de Vinhedo começa na próxima terça-feira