Prefeitura de Vinhedo encaminha à Câmara projeto para implementação do Conexão do Saber nas escolas municipais
segunda-feira, 5 de novembro de 2012A Prefeitura Municipal de Vinhedo encaminhou à apreciação da Câmara Municipal de Vinhedo no dia 25 o Projeto de Lei nº 51/2012, que autoriza o poder executivo a celebrar convênio com a Agência Metropolitana da cidade de Campinas (Agemcamp) para recebimento de recursos financeiros a ser empregados na compra de equipamentos e de materiais ao projeto “Conexão do Saber”, a ser implementado na Rede Municipal de Ensino por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Com o encaminhamento do projeto, a Prefeitura Municipal de Vinhedo solicita a abertura na Secretaria Municipal de Fazenda de um crédito adicional especial no valor de R$ 103.450,00, destinado ao recebimento de verba da Agemcamp. O crédito será coberto com os recursos provenientes do convênio a ser celebrado. “Este projeto nos ajudará a melhorar continuadamente a qualidade do ensino que é ministrado em nossas escolas municipais, empregando a tecnologia digital ao desenvolvimento de mais ações pedagógicas aos nossos alunos e como uma ferramenta complementar ao trabalho dos educadores. Sem dúvida, fomentará as ações que promovemos na educação municipal e consolidará o processo de inclusão digital de nossos estudantes”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o “Conexão do Saber” é um programa destinado a escolas públicas e privadas e que foi elaborado conjuntamente pelas Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade da Flórida, nos Estados Unidos; e Universidade de Monterrey, no México. Apresenta aos seus usuários soluções educacionais avançadas a partir de modernas tecnologias, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Este auxílio é feito com o emprego de jogos educacionais digitais, que têm o objetivo de fixar, junto aos alunos, o conteúdo que é ministrado a cada ano de estudo em sala de aula. “Os jogos, inclusive, podem ser elaborados e sugeridos de acordo com as necessidades de ensino identificadas e sugeridas pelos próprios professores e a cada turma. Por isso, queremos adotá-los na Rede como mais uma ferramenta educacional atrativa e que apoiará o docente no exercício de suas atividades, permitindo, ainda, que tenham autonomia para propor e criar suas próprias atividades didáticas e digitais, sempre enfocando o pleno aproveitamento dos conteúdos pelos estudantes”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
O “Conexão do Saber” é uma plataforma digital que oferece mais de 10.800 de páginas eletrônicas com jogos educativos, criados pela Unicamp dentro dos padrões estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação (MEC). Em Vinhedo, o projeto será direcionado aos alunos de ensino fundamental e suas atividades serão desenvolvidas junto ao público escolar nos laboratórios de informática das EMs.
Ainda de acordo com o projeto de lei, a adoção do “Conexão Saber”, em Vinhedo, será feito em etapas que contemplam o desenvolvimento de atividades voltadas para a qualificação dos professores, técnicos e estagiários que vão utilizar o sistema nas EMs; a disponibilização do sistema nos computadores dos laboratórios de informática de cada escola municipal, para que os alunos iniciem a utilização dos jogos digitais educativos; o apoio e acompanhamento pedagógico, técnico e operacional de implementação do projeto; e a customização do conteúdo a ser utilizado de acordo com a realidade do município e das escolas que farão uso do sistema.
Projeto-piloto
Em Vinhedo, o “Conexão do Saber” começou a ser adotado em 2011 na forma de projeto-piloto nas Escolas Municipais (EMs) Abel Maria Torres, no Caixa D’Água; e Professora Magdalena Lébeis, no Jardim Bela Vista. Nestas EMs os educadores já participaram de atividades de aperfeiçoamento e de qualificação para uso desta nova tecnologia digital, a fim de verificar a aplicabilidade das atividades didáticas e sua expansão às demais unidades educacionais municipais.
Ainda nas oficinas de formação, os educadores aprenderam a elaborar roteiros à criação de jogos digitais, contemplando atividades práticas e lúdicas, para serem utilizados com os alunos como uma espécie de material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A capacitação também envolveu profissionais que integram a equipe de educação especial da Rede Municipal de Ensino.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Vinhedo: Grupo Bem Viver promove baile
- Moradores de Vinhedo podem ficar sem água na sexta
- Prédios da nova escola municipal e da Escola do Servidor Municipal passam por melhorias em Vinhedo
- Abertas as inscrições para a exposição O Sagrado no Memorial em Vinhedo
- Prazo-limite para o eleitor faltoso de Vinhedo é 25 de abril