Prefeitura de Vinhedo abre inscrição para curso de gestante gratuito no CASM
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014As gestantes de Vinhedo que quiserem obter informações sobre pré-natal e cuidados com o recém-nascido não podem perder a oportunidade de se inscreverem no curso que será promovido no CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher, no bairro Capela.
As inscrições são limitadas, com 15 vagas, e devem ser feitas no horário de funcionamento do CASM, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Juliana Von Zuben Degelo s/nº, Capela. A única exigência para a inscrição é ser gestante.
As palestras serão ministradas por profissionais da Rede Municipal de Saúde, entre eles ginecologista, dentista, nutricionista. Serão quatro encontros, desenvolvidos nos meses de fevereiro e março, das 14h às 16h. O tema do primeiro dia de palestra, programado para 11 de fevereiro, será cuidados na gestação, importância do pré-natal e principais dúvidas sobre o parto. No dia 26 de fevereiro serão abordados cuidados odontológicos e nutrição na gestação. Dia 12 de março a equipe do programa Mamãe e Bebê abordará os cuidados com o recém-nascido e amamentação. Para o último encontro está programada para o dia 19 de março a visita a Hospital e Maternidade Galileo.
CASM – Atendimento diferenciado
O Centro de Atenção à Saúde da Mulher não é apenas um local de acolhimento em saúde destinado a atender com qualidade todas as necessidades das mulheres vinhedenses. Hoje, o local, inaugurado pela Prefeitura de Vinhedo em 2011, passou a ser uma referência no município também na área social. No local são oferecidas consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo de média complexidade, exames como colposcopia, vulvoscopia, ecografias mamária, pélvica e abdominal, atendimento psicológico e nutricional.
O CASM também acolhe mulheres vítimas de violência. No local é oferecida toda assistência necessária e sigilosa às mulheres que necessitem de intervenção ginecológica, atenção social e psicológica de profissionais capacitados. O CASM foi construído em parceria com o Governo Federal.
“Criamos o CASM para ser um local diferenciado para atender as mulheres de nossa cidade, com a escolha de um local considerado estratégico, na região mais populosa de Vinhedo e por estar próximo ao PA – Pronto Atendimento – da Policlínica da Capela que oferece atendimento 24 horas à população”, disse o prefeito Milton Serafim.
Atividades diferenciadas
Além do grupo de gestantes, as mulheres vinhedenses que quiserem ter um dia diferente, recebendo orientações sobre temas relacionados ao universo feminino poderão procurar o CASM.
O Centro oferece grupos de planejamento familiar; atividades de Lian Gong (pronunciam-se “liam cum”), técnica chinesa que desenvolve movimentos leves para prevenir o surgimento de doenças, colaborar com o tratamento de dores e combater problemas como a depressão. Voluntárias também desenvolvem no local oficina de trabalhos manuais, com cursos gratuitos de artesanato.
Todas as atividades são oferecidas gratuitamente para mulheres moradoras de Vinhedo. As interessadas em participar podem obter observações no CASM, pelos telefones dos telefones: 3836-3790 / 3886-2179.
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Manhã de Lazer de domingo será no bairro do Aquário em Vinhedo
- Michel Teló encerra programação da Festa da Uva no domingo de Carnaval, em Vinhedo
- SIM Vinhedo Digital ajudará a levar jogos educacionais digitais aos alunos da Rede Municipal de Ensino
- A bela e a fera abre o Festival de Teatro de Vinhedo
- Shows Gospel animam Festa da Uva em Vinhedo