Operação Estiagem 2012 totaliza atendimento a cinquenta e sete ocorrências para combate a focos de incêndio em Vinhedo
quarta-feira, 3 de outubro de 2012Encerrou-se no domingo, 30 de setembro, a edição 2012 da Operação Estiagem. Em Vinhedo, a ação foi coordenada de 1º de julho até a data de término pela equipe de Defesa Civil Municipal – vinculada à Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – e totalizou atendimento a 57 ocorrências relacionadas a combate a focos de incêndios, em cooperação com as ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros. Juntas, as queimadas registradas no município afetaram área total estimada em 485.783 m².
Dos 57 incêndios que foram combatidos dentro do período de realização da Operação Estiagem, cinco foram registrados em julho, 22 em agosto e 30 em setembro. Das ocorrências atendidas, as que tiveram maiores proporções foram em 19 de agosto, nas mediações da represa II, em área de aproximadamente 48 mil m², e na Rodovia Edenor João Tasca, próximo ao Portal do Cristo, em área estimada de 24 mil m²; em 2 de setembro, na esquina da Avenida Flamengo com a Rua do Bosque, no Jardim Panorama, em área de 24 mil m²; em 17 de setembro, entre as represas I e II, em área de aproximadamente 35 mil m²; em 29 de setembro, próximo ao bairro Colinas de San Diego, em área de 100 mil m²; e no dia de encerramento da Operação, 30 de setembro, na Rodovia Edenor João Tasca, em área de aproximadamente 90 mil m².
De acordo com a corporação, a mensuração total das áreas estimadas atingidas pelo fogo foi feita de forma empírica e com base na observação dos combatentes, com cálculo estimado posteriormente via imagem do Google Earth. O número total de 57 atendimentos deste ano, inclusive, foi maior ao registrado em 2011, quando foram atendidas 34 ocorrências. Nos atendimentos e no apoio das ações de combate às queimadas ao Corpo de Bombeiro estiveram envolvidos profissionais da Defesa Civil Municipal, do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), que dentro do quadro da Guarda Civil Municipal é responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade; da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) e das secretarias municipais de Serviços e de Esportes e Lazer.
Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, mesmo com o término oficial da Operação Estiagem 2012, a corporação continuará de prontidão e com os monitoramentos das áreas em que haja maior probabilidade ao surgimento de focos de incêndio, a fim de prevenir possíveis ocorrências. “Sobretudo tendo em vista que está prevista a ausência de chuvas na cidade pelos próximos dez dias e frente aos baixos índices de umidade relativa do ar que são aguardados para semana, de acordo com as previsões meteorológicas que já nos foram enviadas pela Defesa Civil estadual. Por isso, continuaremos de prontidão até que condições favoráveis se apresentem e diminuam ou cessem as vulnerabilidades, ameaças e riscos que hoje podem ocasionar o surgimento de novos focos de incêndio”, explicou o diretor do grupo em Vinhedo, Maurício Barone.
URA
Dentro de suas atividades, a Operação Estiagem ainda envolveu outras ações preventivas e contingenciais, promovidas pela Defesa Civil Municipal com os objetivos de minimizar e de alertar a população sobre os perigos relacionados ao tempo seco.
Entre estas ações esteve o monitoramento diário da Umidade Relativa do Ar (URA). Com o fechamento das atividades desenvolvidas dentro da Operação Estiagem 2012, a Defesa Civil Municipal indicou os dias em que a cidade registrou os menores índices de URA, compreendidos entre 1º de julho e 30 de setembro. De acordo com o grupo, nos 94 dias em que foi promovida a Operação, a cidade registrou 63 dias sem chuvas e índices de umidade que colocaram o município durante 62 dias em estado de observação, 27 em estado de atenção e três dias em alerta. O dia mais seco do ano foi registrado em 2 de setembro, com 16,20% de URA.
As leituras da umidade relativa do ar são feitas diariamente em Vinhedo e em horários variados pela Defesa Civil Municipal, com o objetivo de acompanhar de perto e prevenir as situações que podem apresentar perigos ao bem-estar dos munícipes. “Fazemos isso porque nos dias em que a umidade relativa do ar esteja abaixo de 60% é preciso adotar cuidados especiais relacionados à preservação e à manutenção da qualidade de vida, que incluem evitar fazer exercícios físicos ao ar livre nos horários com menor índice, que é das 14 às 16 horas; e manter o ambiente residencial ou comercial umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Outras dicas importantes são permanecer em locais abrigados e protegidos do sol e beber muita água, para evitar a desidratação”, explicou Barone.
A Operação
A Operação Estiagem 2012 iniciou em 1º de julho e foi encerrada em 30 de setembro, com a promoção de atividades preventivas e contingenciais que visam minimizar e alertar a população sobre os perigos relacionados ao inverno, período marcado pela baixa umidade relativa do ar, menor índice de chuvas, por geadas e frio. A iniciativa, que foi coordenada na cidade pela Defesa Civil Municipal, também englobou atividades que ajudaram a enfrentar os problemas mais comuns e relacionados ao tempo seco, que é caracterizado, sobretudo, pelo significativo aumento no índice de incêndios nas áreas urbana e rural.
Com o término da Operação Estiagem, o grupo prossegue agora com os preparativos e elaboração das ações que formarão a Operação Verão 2012/2013, a ser iniciada em 1º de dezembro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Vinhedo vai sediar encontro paulista de turismo rural
- Vinhedo: Avenida Independência registra dois acidentes
- Abertura da Mostra Estudantil de Dança do Comitê Metropolitano de Educação Integral reúne mais de trezentas pessoas em Vinhedo
- Moradores de Vinhedo já podem colaborar à Campanha do Agasalho 2012
- Mostra de arte em Vinhedo reúne obras em homenagem ao Natal