Número de inscritos no Grupo Bem Viver cresce mais de quinhentos por cento em apenas quatro anos em Vinhedo
quinta-feira, 11 de outubro de 2012Em Vinhedo, os moradores com mais de 60 anos de idade contam com atenção especial por parte da administração municipal, que oferta políticas públicas adequadas a esta etapa de vida. Uma delas, o Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, oferece várias atividades em prol à preservação e manutenção de seu bem-estar e, para tanto, disponibiliza uma série de iniciativas que permitem aos idosos participantes combinar um estilo de vida saudável com ações de lazer, esportivas e de muito convívio social.
O Grupo Bem Viver é uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem, atualmente, mais de 1,7 mil idosos inscritos. Sua realização em Vinhedo tem sido tão positiva à cidade que em apenas quatro anos o serviço registrou aumento de 566% em seu número de participantes, em relação a 2009, quando era de apenas 300 pessoas. “Este aumento na procura pelas atividades do Bem Viver é reflexo do empenho que temos, enquanto administradores municipais, em ofertar aos idosos de nossa cidade atividades que realmente são atrativas e que atendem suas necessidades pessoais, respeitando-os e valorizando sua vitalidade e sua experiência de vida e que prezam por suas saúdes física e mental”, disse o prefeito Milton Serafim.
Em funcionamento atualmente em três núcleos de atendimento na cidade – que ficam no Jardim São Matheus (sede), Jardim Três Irmãos e Capela – o Grupo Bem Viver oferta oficinas culturais, musicais, recreativas, atividades de convívio e de lazer, além de práticas esportivas adaptadas especialmente às pessoas com mais de 60 anos, oferecidas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “Tudo no Grupo Bem Viver é oferecido de acordo com os gostos e as necessidades deste público e os valoriza justamente por permitir que continuem ativos e a exercitar sua capacidade criativa e também continuar a aprimorar suas habilidades em diferentes áreas”, afirmou a secretária municipal da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Cacilda Franco Ribeiro é uma das 1,7 mil pessoas atualmente inscritas no serviço e é considerada uma das participantes mais ativas do Grupo. Ela gosta tanto das atividades que são oferecidas pelo Bem Viver que até se mudou para o Jardim São Matheus, praticamente ao lado da sede do serviço, para ficar mais próxima das ações. Atualmente, Cacilda participa de oito atividades ofertadas e disse já ter feito mais de 800 amizades no Grupo. “Gosto de ter uma vida super ativa, de conhecer gente nova, de conversar e de me exercitar. Por isso, participo de várias atividades e por meio delas fiz muitos amigos. O Grupo, aliás, representa uma família para mim!”, disse ela.
Atividades
Para que os idosos demonstrem todo o seu talento e habilidades nas artes cênicas e suas habilidades musicais e manuais, o Grupo Bem Viver oferece oficinas de teatro, às quintas-feiras, das 14 às 16 horas; grupo de coral, às sextas-feiras, das 9 às 11 horas; e quinzenalmente aulas de fanfarra, aos sábados, das 14 às 16 horas. Todas estas são ofertadas na sede do grupo, no Jardim São Matheus. Já as aulas de artesanato acontecem sazonalmente, pois têm tempo determinado de duração, e proveem aos seus participantes o conhecimento de diversas técnicas para aplicação em tecido, madeira, etc.
De estímulo e à manutenção da saúde mental, há a promoção de oficinas de memória, que acontecem às terças-feiras, das 13 horas às 14h30 e das 15 horas às 16h30. Nesta atividade, que está em sua segunda turma, os idosos participam de 12 encontros, com duração total de três meses, e participam de atividades que os ensinam estímulos que podem ajudá-los a preservar a memória e que podem facilmente ser adotados como estratégias de memorização em seu dia a dia.
Esportes e lazer
Na área esportiva há para os idosos do Grupo Bem Viver as modalidades de hidroginástica, alongamento, dança e coreografia, ginástica geral, voleibol adaptado e tai chi chuan. As aulas são promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que mantém uma equipe de profissionais especialmente voltada ao atendimento desta faixa etária.
As modalidades de solo são ofertadas em diferentes dias e horários no salão social da sede do Grupo Bem Viver, no Jardim São Matheus. O alongamento acontece no espaço às segundas-feiras, das 10h30 às 11h30; às quartas-feiras, das 9h30 às 11h30; e às sextas-feiras, das 9h30 às 10h30; enquanto que o tai chi chuan é às terças e quintas-feiras, das 7h10 às 9 horas. As modalidades de dança e coreografia têm aulas às segundas-feiras, das 9 às 10h30; e às terças, quintas e sextas-feiras, das 10 horas às 11h30. Já a ginástica geral é promovida às terças e quintas-feiras, das 9 às 10 horas; e às quartas e sextas-feiras; das 7h10 às 9h30; e acontecem também às segundas-feiras na quadra do Jardim Eldorado, das 7h30 às 8h30; no Jardim Três Irmãos, das 13h15 às 14h30; e no Vila João XXIII, das 15 às 16 horas.
Aos idosos que preferem esportes em equipe, há ainda as aulas de vôlei especialmente adaptadas e que acontecem em dois espaços: às mulheres no Clube Sant’Anna, às terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas; e aos homens no Parque Municipal Jayme Ferragut, às segundas e quartas-feiras, neste mesmo horário. À hidroginástica há várias turmas, com aulas nas piscinas do Centro Aquático da Melhor Idade, ao lado da sede do Grupo; na piscina da Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, no bairro Vida Nova; e na piscina municipal do bairro Jardim Bela Vista.
Convívio social
Uma das principais reclamações do público idoso costuma estar relacionada ao isolamento social e as atividades oferecidas pelo Grupo Bem Viver ainda ajudam a elevar ou a resgatar a autoestima de seus participantes, incentivando-os a compartilhar suas experiências de vida durante as ações promovidas e, com isso, também fazer novos amigos ou fortalecer suas amizades.
Além das atividades periódicas, há ainda a promoção mensal de feiras de variedades, bailes, festas temáticas, viagens e outras iniciativas pontuais que estimulam o convívio e a amizade entre os inscritos no serviço. Na sede, os idosos também dispõem de mesas de bilhar e carteado, jogos de tabuleiro e biblioteca, espaços nos quais podem se reunir com seus amigos e utilizar à vontade de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Como participar
Para participar do Grupo Bem Viver, em Vinhedo, é bem simples: basta ser morador da cidade, ter mais que 60 anos e apresentar a original e a fotocópia do Registro Geral (RG), do comprovante de residência e uma foto 3×4 em um dos três núcleos de atendimento do serviço. No Jardim São Matheus (sede) o Grupo fica na Rua Antônio Matheus Sobrinho, nº 125, enquanto que o núcleo de atendimento no bairro Capela funciona no salão social da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Nossa Senhora de Lourdes, nº 95); e do Jardim Três Irmãos, no salão social da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Rua dos Jequitibás, nº 227).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3826-3734.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Abertura da Semana do Idoso de Vinhedo será amanhã
- Repartições públicas terão super feriadão em Vinhedo
- CEI Saci-pererê promove festa em celebração ao Dia da Família em Vinhedo
- Inscrição para vagas de creche e pré-escola na Rede Municipal de Ensino são feitas agora na Central SIM Vinhedo Digital
- Preso 3º suspeito de participar de estupro em condomínio de Vinhedo