Horário de patrulhamento com bicicletas em áreas de lazer de Vinhedo é ampliado pela Guarda Civil Municipal
quinta-feira, 25 de outubro de 2012Em vigor desde domingo, dia 21, o horário de verão adiantou em uma hora os relógios dos moradores nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no estado de Tocantins. Apesar de ter o objetivo de gerar mais economia de energia neste período do ano, em que os dias são mais longos e as noites mais curtas, o horário de verão também proporciona aos cidadãos mais tempo para aproveitar seu fim de tarde e para dedicá-lo à prática de várias atividades esportivas e de lazer ao ar livre.
Em Vinhedo, por exemplo, os moradores costumam aproveitar o horário especial para fazer suas atividades esportivas e de lazer nas amplas áreas verdes da cidade, tornando as represas I e II e a ciclofaixa, existente no Jardim Nova Canudos, os pontos de maior frequência. E por conta do alto número de pessoas que vão aos espaços aos fins de tarde e aos fins de semana, a Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, ampliou o horário do patrulhamento preventivo que emprega o uso de bicicletas pela Guarda Civil Municipal. “Aumentamos o horário do patrulhamento, das 17 às 19 horas para das 17 às 20 horas, para que os cidadãos possam ter um tempo maior às suas atividades de lazer e para se sintam mais à vontade e mais motivados para aproveitar os fins de tarde de primavera nestes espaços!”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Utilizadas desde setembro pela corporação de segurança municipal, as bicicletas adotadas pela Guarda são do tipo mountain-bike e seu uso foi iniciado em Vinhedo por darem mais liberdade aos integrantes do grupo nos pontos em que as operações com veículos motorizados são inadequadas ou não recomendadas pelas características do local ou condições de trânsito. “Em relação ao patrulhamento motorizado, as bicicletas também são mais vantajosas nestas áreas por serem mais silenciosas e discretas, conferindo mais agilidade e efetividade às ações da Guarda”, explicou o secretário municipal da pasta, Toninho Falsarella.
No patrulhamento feito pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo, o caminho que há entre as represas I e II, bastante utilizado pelos moradores para caminhada, também está incluído dentro da área de patrulhamento com o uso das bicicletas. Ao todo, quatro veículos são utilizados atualmente nas ações. Dentro do quadro organizacional da corporação, os profissionais do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa) foram escolhidos para conduzir as bicicletas, uma vez que a equipe também é responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade.
Ajuda à população
A população, sempre que preciso, pode contar com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo e acioná-la em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade. À ajuda dos munícipes, há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na região da Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- 21 postes de iluminação pública são instalados na Avenida Avelino Capelatto no Jardim Três Irmãos em Vinhedo
- Sanebavi diz que água de Vinhedo está dentro dos padrões de qualidade
- Vinhedo mostra seus atrativos turísticos e gastronômicos na Expo Circuito das Frutas
- Vinhedo inicia agendamento de idosos acamados para Campanha de Vacinação contra Gripe
- Produtores rurais podem aderir ao programa Agricultura Familiar na Alimentação Escolar de Vinhedo