Guarda Civil Municipal adota bicicletas para efetuar ações de patrulhamento comunitário em Vinhedo
quarta-feira, 12 de setembro de 2012A Guarda Civil Municipal de Vinhedo – corporação de segurança vinculada à Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – passa a utilizar a partir desta semana bicicletas do tipo mountain-bike para efetuar ações de patrulhamento em áreas em que haja grande circulação de pedestres na cidade. A apresentação do novo recurso a ser usado nas atividades de patrulhamento comunitário pelo grupo foi feita à população durante o desfile de Sete de Setembro, realizado na última sexta-feira, dia 7, na Rua Nove de Julho.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Osmir Cruz, o uso deste tipo de veículo será feito inicialmente pelos integrantes do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), equipe que dentro do quadro organizacional da Guarda é responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade. O modelo foi adotado pela corporação como um meio termo entre a modalidade de patrulhamento a pé e o motorizado, por facilitar seu deslocamento em áreas nas quais o trânsito com veículos motorizados não seja o mais indicado. “Por isso, inicialmente, empregaremos as bicicletas nas ações de patrulhamento comunitário que desenvolvemos nas praças do município, nas represas I e II e também na ciclofaixa existente no Jardim Nova Canudos. Faremos uso deste novo modelo principalmente nos fins de tarde e também aos sábados, domingos e feriados, que são os momentos nos quais há mais circulação de pedestres nos espaços de lazer da cidade”, explicou.
Ao todo, quatro bicicletas serão empregadas nas ações de patrulhamento comunitário pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo. Ainda segundo Cruz, outra vantagem do uso de bicicletas pela corporação é a maior mobilidade de ação e a expansão da área de cobertura de atuação que confere ao efetivo em relação ao patrulhamento a pé, cobrindo, em média, um espaço de patrulhamento que demandaria até dez profissionais sem o uso do equipamento. “Já em relação ao patrulhamento motorizado, as bicicletas são mais vantajosas por serem mais silenciosas e discretas, conferindo mais agilidade e efetividade à Guarda nas áreas em que, por suas características ou condições de trânsito, os deslocamentos com viaturas motorizadas se mostram inadequadas ou não recomendadas”, ressaltou.
Mais um ponto positivo relacionado ao uso das bicicletas pela Guarda, segundo o comandante, é que elas ajudarão a colocar a corporação ainda mais próxima à comunidade e do ambiente no qual faz suas ações preventivas, interagindo e estreitando o bom relacionamento que faz questão de manter com os moradores de Vinhedo. “Com isso, exercemos ainda mais nossa natureza comunitária e nossa função, que é ser amiga e protetora da população e do patrimônio público municipal”, disse Cruz.
Para desempenhar esta nova atividade na cidade, os guardas civis municipais do Gapa passaram por capacitação, na qual aprenderam técnicas de desembarque em movimento e manobras para impedir fuga e imobilização de suspeitos com o uso das bicicletas.
A Guarda Civil Municipal
Criada oficialmente em Vinhedo por meio da Lei Municipal nº 1037/81, a Guarda Civil Municipal atua em Vinhedo em cooperação com as atividades desenvolvidas pelas polícias militar e civil e se faz presente em todos os bairros do município por meio de ações de patrulhamento comunitário e de patrulhamento preventivo, que são realizadas diariamente pela corporação e que tem como objetivo colaborar à inibição e ao combate de criminosos e de atividades ilegais na cidade. Atualmente, conta com efetivo de 132 integrantes e tem em suas divisões, além do Gapa, as equipes de patrulhamento preventivo e do recém-criado Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), voltado principalmente ao patrulhamento das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, nos períodos da manhã, tarde e noite, a fim de proporcionar maior segurança aos estudantes e a toda a comunidade escolar. Também integram a Guarda Civil Municipal de Vinhedo o grupo do Canil Municipal e das Rondas Ostensivas Municipais (Romu), este último destinado à atuação em situações de maior risco.
Serviço:
A população, sempre que preciso, pode contar com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo e acioná-la em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade. À ajuda dos munícipes, há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Departamento de Vigilância em Saúde será inaugurado nesta quinta em Vinhedo
- Abertura da Semana do Idoso de Vinhedo será amanhã
- Vinhedo: Prosseguem na próxima semana os jogos dos torneios de futsal promovidos pela Prefeitura
- Vinhedo está em estado de atenção com a qualidade do ar
- Semana Missionária começa dia 17 de julho em Vinhedo