Estudantes da EM Professor Cláudio Gomes participam de atividade educativa do projeto Merendinha Certa em Vinhedo
segunda-feira, 8 de outubro de 2012Os alunos do 4º ano da Escola Municipal (EM) Professor Cláudio Gomes, da Prefeitura Municipal de Vinhedo, puderam participar de uma das atividades didáticas propostas pelo novo projeto da administração municipal de educação nutricional, o “Merendinha Certa”. Esta iniciativa tem como público-alvo os alunos do 1º ao 9º ano – dos ensinos fundamental I e II – e tem o objetivo principal de levar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino mais informações sobre a importância de se adotar a alimentação saudável e de se evitar hábitos que podem prejudicar sua saúde à mesa.
Na atividade promovida junto aos alunos da EM Professor Cláudio Gomes, as duas estagiárias de nutrição do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, foram até a sala de aula da turma para fazer uma dinâmica com bexigas, de perguntas e respostas, na qual os estudantes puderam aprender mais sobre quais alimentos devem incluir em seu dia a dia e quais devem evitar, pois são prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. “O projeto, sem dúvida, é muito positivo, pois leva os alunos a abordagem do assunto de forma lúdica e divertida, com atividades adequadas e que chamam a atenção das faixas etárias ao qual é destinado. Desta forma, conseguimos reforçar e fazer com que os nossos alunos levem os ensinamentos adquiridos por toda a vida, para que tenham hábitos mais saudáveis e que estimulem seus familiares a fazerem o mesmo!”, disse a diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Marilene Pisoni Mayr.
Na mesma data os alunos também aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas relacionadas ao consumo de alguns alimentos que mais gostam – tais como doces, refrigerantes e outros – e estudaram uma pirâmide alimentar, que de maneira muito simplificada exemplificou aos jovens quais alimentos devem ser ingeridos em mais ou menos porções ao dia. “Com isso, fazemos com que os alunos entendam melhor o valor nutricional de cada tipo de alimento e, com isso, passem a escolher melhor quais têm mais benefícios à sua saúde”, explicou a nutricionista responsável pelo cardápio da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo, Fernanda Pellegrini.
O projeto
Iniciado neste mês nas EMs Dr. Abrahão Aun e Professor Cláudio Gomes, o “Merendinha Certa” beneficiará mais de 7,4 mil alunos atualmente matriculados do 1º ao 9º ano dos ensinos fundamental I e II na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo. Em cada unidade escolar, as ações de conscientização compreendidas dentro do projeto têm duração de aproximadamente duas semanas e envolvem várias atividades lúdicas e dinâmicas. Estas são feitas por estagiários de nutrição e contam com o acompanhamento de um nutricionista já formado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As atividades do “Merendinha Certa” são organizadas e promovidas de acordo com os interesses e necessidades nutricionais de cada faixa etária de atendimento na Rede Municipal de Ensino e acontecem nas aulas de educação física. Também ajudam a apresentar, além dos perigos da má alimentação, quais hábitos de vida estão relacionados ao sedentarismo, ao sobrepeso e à obesidade e aborda a importância da prática regular de exercícios físicos.
Merenda escolar
Em Vinhedo, o incentivo à alimentação saudável é feito não apenas em sala de aula, mas também com a oferta de merenda escolar de qualidade e com alimentos de alto valor nutricional diariamente. Os alimentos que compõem as refeições servidas aos mais de 10,2 mil alunos matriculados nas unidades educacionais municipais são variados e o cardápio diário segue uma tabela de calorias indicada para cada faixa etária atendida.
Os alimentos presentes na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo, inclusive, são ricos em macronutrientes que fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e à manutenção do corpo. A seleção dos alimentos e o processo de preparo obedecem às normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo PNAE. Grande parte dos itens é fornecida por agricultores da própria cidade e que fazem parte do programa “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com os produtores rurais do município para o fornecimento de frutas, legumes e hortaliças à preparação das merendas escolares.
Neste ano, o cardápio da Rede Municipal de Ensino ainda ganhou mais alimentos funcionais, ricos em fibras e em ômega-3, tais como atum, tilápia, kiwi, manga, goiaba, pêssego, maracujá, pera, tomate-cereja, pepino, rúcula, berinjela, rabanete, lentilha e grão-de-bico. Na preparação das refeições também são utilizados diferentes temperos naturais que deixam a comida ainda mais saborosa, tornando os pratos nutritivos e prazerosos ao paladar dos estudantes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Vinhedo terá exposição especial em celebração aos noventa anos da Semana de Arte Moderna
- Vinhedo terá Semana de Atenção à Saúde do Homem
- Dia 2 de dezembro tem passeio ciclístico em Vinhedo
- Centros Culturais de Vinhedo têm vagas para cursos gratuitos
- Vereador Junior Vendemiatti pede afastamento da Câmara de Vinhedo