Chuvas devem chegar a Vinhedo a partir da próxima sexta-feira
terça-feira, 18 de setembro de 2012O tempo seco e a baixa Umidade Relativa do Ar (URA), que têm atingido a cidade há mais de 60 dias, devem dar uma trégua para Vinhedo. Isso porque está previsto mais ao fim desta semana, a partir de sexta-feira, dia 21, que as chuvas finalmente cheguem ao município e que ajudem a amenizar o período de estiagem. As informações foram passadas na manhã desta segunda-feira, dia 17, pela Defesa Civil Municipal – vinculada à Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – e têm como base os dados fornecidos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, pela SOMAR Meteorologia e pelos Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
De acordo com a Defesa Civil Municipal, os relatórios climáticos enviados pelos institutos meteorológicos informaram que a probabilidade de chuva na cidade aumentará com a formação de nuvens prevista para quinta-feira, dia 20, e que a possibilidade chega a até 90% a partir de sexta-feira, dia 21, seguindo no sábado e domingo, dias 22 e 23. Com a previsão para os três dias, o esperado é que a cidade registre 20 mm de chuvas até o próximo domingo.
Até o fim desta semana, o grupo também informou que é aguardado um cenário com poucas nuvens – até a próxima quarta-feira, dia 19 – e temperaturas superiores à semana anterior, que passou com mínimas entre 15° e 17° graus e máximas entre 29° e 35° graus. Nesta semana, o estimado é que os termômetros do município registrem entre 18° e 35° graus.
A Defesa Civil Municipal de Vinhedo ainda alertou os moradores sobre a tendência do município entrar, nesta semana, em estado de atenção em relação à baixa umidade relativa do ar, que deve seguir com índices baixos até a próxima quinta-feira, dia 20. A média de URA estimada pelo grupo é de 49% entre ontem, dia 17, até o próximo dia 20, quando a umidade relativa do ar em Vinhedo deve ficar entre 20% e 24%.
As leituras da umidade relativa do ar são feitas diariamente em Vinhedo e em horários variados pela Defesa Civil Municipal, com o objetivo de acompanhar de perto e prevenir as situações que podem apresentar perigos ao bem-estar dos munícipes.
Cuidados com a baixa umidade
Nos dias em que a umidade relativa do ar esteja abaixo de 60%, a Defesa Civil Municipal orienta os moradores a adotarem cuidados especiais à preservação e à manutenção de sua qualidade de vida, que incluem como recomendações que se evite fazer exercícios físicos ao ar livre nos horários com menor índice, que é das 14 às 16 horas; e para que se mantenha o ambiente residencial ou comercial umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Outras dicas importantes são permanecer em locais abrigados e protegidos do sol e beber muita água, para evitar a desidratação.
Além dos cuidados com a saúde, o tempo seco e a escassez de chuvas colaboram ao surgimento de focos de incêndio e de queimadas, prática considerada ilegal e passível de penalização. Ao combate destas ocorrências, a população vinhedense tem importante papel e deve adotar cuidados especiais – sobretudo próxima a vegetações – que incluem não jogar cigarros e fósforos às margens das vias, evitar acender fogueiras e não colocar fogo em plantações, matos, terrenos baldios ou em entulhos. Para denunciar queimadas, basta ao morador entrar em contato com Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou com o Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, pelo número 153. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo também pode ser acionada pelo telefone: (19) 3826-2300.
Operação Estiagem
A Operação Estiagem 2012 iniciou em 1º de julho e segue até o dia 30, com a promoção de várias atividades preventivas e contingenciais que visam minimizar e alertar a população sobre os perigos relacionados ao inverno, período marcado pela baixa umidade relativa do ar, menor índice de chuvas, por geadas e frio. A iniciativa, que é coordenada na cidade pela Defesa Civil Municipal, também prevê atividades que ajudam a enfrentar os problemas mais comuns e relacionados ao tempo seco, que é caracterizado, sobretudo, pelo significativo aumento no índice de incêndios nas áreas urbana e rural.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Semana do Idoso acontecerá entre os dias 26 e 29 em Vinhedo
- Ônibus Cultural já tem destino e data em Vinhedo
- Vinhedo sedia na próxima semana capacitação de agentes públicos da RMC para regulamentação da Lei de Acesso à Informação
- Mediação de Leitura em Bibliotecas Públicas será dia 7 em Vinhedo
- Uso de textos informativos em prol à formação escolar é tema de capacitação docente em Vinhedo