Centro Médico e Policlínica receberam ação de sensibilização sobre envelhecimento em Vinhedo
segunda-feira, 15 de outubro de 2012Os moradores de Vinhedo que passaram pelo Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus, e pela Policlínica, na Capela, nos dias 4 e 5, respectivamente, puderam prestigiar a exibição de esquetes teatrais intituladas “Vivenciando o Cotidiano do Idoso”. As apresentações foram levadas aos locais pelo Conselho Municipal do Idoso – com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde – e foram promovidas com o objetivo de continuar a sensibilizar a população sobre as questões que estão relacionadas ao processo de envelhecimento.
De acordo com o Conselho Municipal do Idoso, desde que iniciou em Vinhedo – dentro da Semana Municipal do Idoso, promovida de 26 a 29 de setembro – a promoção desta ação de sensibilização tem possibilitado à comunidade e aos moradores a refletir mais sobre as limitações e as necessidades que surgem com o passar da idade. Para tanto, as esquetes preparadas à ação abordam situações comuns do dia a dia do idoso e tratam, por exemplo, as percepções que os jovens têm das pessoas mais velhas, como respeitar a experiência de vida do idoso, como se combater o isolamento social que pode ocorrer com a pessoa idosa, além de outras dentro do tema escolhido às apresentações: “Afeto, o gesto que faz a diferença: cultivando o trato afetivo entre as gerações”.
Sobre esta ação de sensibilização promovida pelo Conselho, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, declarou ser bastante válida e que os espaços de atendimento ao público, da Prefeitura Municipal de Vinhedo, estarão sempre abertos a este tipo de atividade, que reforça o exercício da cidadania. “Envelhecer é um processo inerente a todos os seres vivos e, por isso, há que se que ter a plena consciência sobre todas as mudanças que ocorrem com o passar do tempo, a fim de colaborar ao bom convívio familiar e proporcionar aos nossos idosos um envelhecimento digno e de respeito à sua condição humana. Por isso, parabenizo o Conselho pela iniciativa e por sensibilizar os munícipes sobre esta etapa de vida”, disse.
Além do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto e da Policlínica, a ação de sensibilização promovida pelo Conselho também beneficiou na terça-feira, dia 9, os alunos matriculados no curso de pedagogia da Faculdade de Vinhedo. Nesta data, os integrantes do Conselho Municipal do Idoso foram até a instituição de ensino superior e apresentaram as esquetes teatrais e também envolveram os alunos em oficinas de vivência sobre o cotidiano da pessoa idosa.
As oficinas
As oficinas de sensibilização, promovidas pelo Conselho Municipal do Idoso, envolvem o desenvolvimento de atividades de vivência que possibilitam aos seus participantes entender melhor as dificuldades e limitações que surgem com o decorrer da idade. Para tanto, emprega à sua realização o uso de óculos, algodão nos ouvidos e de luvas grossas que permitem experimentar a dificuldade do tato, da visão e da audição que podem surgir com o passar da idade. A ação também contempla explicações sobre a importância do atendimento preferencial em serviços diversos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Secretaria de Saúde intensifica prevenção de câncer bucal em Vinhedo
- Inscrição para vagas de creche e pré-escola na Rede Municipal de Ensino são feitas agora na Central SIM Vinhedo Digital
- Prefeitura de Vinhedo abre inscrições para seleção de bandas para a Festa da Uva de 2013
- Manifestações populares são tema de exposição no Memorial do Imigrante de Vinhedo
- Feira de variedades e baile do Grupo Bem Viver acontecem na próxima semana, nos dias 14 e 16 em Vinhedo