Ações do projeto Educanvisa em Vinhedo serão apresentadas em Brasília
terça-feira, 23 de outubro de 2012Integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal de Vinhedo, irão à Brasília (DF) nos próximos dias 28, 29 e 30 para apresentar as atividades didáticas promovidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas Escolas Municipais (EMs), da Rede Municipal de Ensino, pelo projeto “Educanvisa”. A apresentação será feita aos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a qual a administração municipal mantém parceria à promoção das ações de conscientização, de sensibilização e de capacitação de professores, de alunos e da comunidade escolar, com vistas à promoção de hábitos que ajudam a ter uma vida mais saudável.
Na Rede Municipal de Ensino o “Educanvisa” está em andamento desde 2009 e é desenvolvido de forma intersecretarial, por meio das secretarias da Educação e Saúde. Neste ano, tem beneficiado a formação cidadã de quase 8,5 mil alunos, matriculados nos níveis de atendimento de educação infantil, ensinos fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É importante que nossos estudantes encontrem em nossas escolas municipais não apenas atividades de formação escolar, mas outras que reforcem conhecimentos que são efetivos à suas formações pessoal e cidadã. Por isso, adotamos o ‘Educanvisa’, para que nossos alunos aprendam como se prevenir quanto aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados, permitindo que tenham mais acesso a informações que os ajudem a fazer boas escolhas e para que possam, também, orientar seus familiares e amigos”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Um dos trabalhos promovidos na Rede e que será apresentado em Brasília pela equipe técnica da pasta está o cultivo de uma horta no CEI Emília, Casa Verde. Com esta atividade, os alunos lá matriculados aprenderam como são cultivadas as hortaliças e que estas devem sempre estar presentes nas refeições, pois são benéficas à saúde. Em contrapartida, também compreenderam melhor os perigos relacionados aos alimentos industrializados e como estes estão relacionados à obesidade e ao surgimento de doenças crônicas se consumidos em excesso.
Nas escolas municipais o “Educanvisa” envolve a promoção de várias atividades nos temas saúde e educação, vigilância sanitária, medicamentos e uso racional, alimentação e hábitos de vida saudáveis, tais como confecção de histórias em quadrinhos, jogos didáticos, entre outras ações educativas.
Vários trabalhos que serão apresentados em Brasília e que foram produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino dentro do projeto “Educanvisa” serão expostos em 8 de novembro, no salão paroquial da Igreja São Sebastião (Rua Antonio Vendramini, nº 31, Nova Vinhedo). A mostra será aberta às 9 horas e seguirá até às 13h30 com muitas atividades e apresentações sobre os avanços conquistados em sala de aula por meio do projeto.
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Prefeitura de Vinhedo informa que ainda há vagas em cursos nos três Centros Culturais da cidade
- Vinhedo apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico com um ano de antecedência
- Encontro das Artes de Vinhedo será de 3 a 13 de outubro no Centro Cultural Central
- Mais cinco bairros de Vinhedo recebem internet gratuita
- Vinhedo: Prosseguem na próxima semana os jogos dos torneios de futsal promovidos pela Prefeitura