Abertura da Mostra Estudantil de Dança do Comitê Metropolitano de Educação Integral reúne mais de trezentas pessoas em Vinhedo
quinta-feira, 13 de setembro de 2012O Teatro Municipal Sylvia Alencar Matheus, em Vinhedo, recebeu ao fim da tarde desta terça-feira, dia 11, mais de 300 pessoas durante a abertura oficial da 1ª Mostra Estudantil de Dança do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento, que iniciou às 17 horas e terminou por volta das 19h30, é uma realização artística-cultural que integra o programa de educação integral “Mais Educação”. A mostra segue nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 17 horas também no teatro (Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro).
Na abertura oficial da mostra – que tem o apoio integral da Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo – o município foi representado pelos alunos das escolas municipais Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio do Pica-pau Amarelo, com a animada coreografia “Flor de mamulengo”; da Escola Municipal (EM) Professora Magdalena Lébeis, com a apresentação de dança “Trem caipira”; da EM Integração, com uma apresentação em referência ao filme “Grease”; e da EM Professor André Franco Montoro, que fez uma apresentação de frevo.
Logo após as apresentações de escolas municipais de Vinhedo, subiram ao palco estudantes de escolas públicas de Hortolândia e da cidade de Campinas. Todas encantaram os presentes e foram promovidas com o objetivo de divulgar as oficinas culturais que são desenvolvidas por meio da iniciativa, que está atualmente em fase de implementação em Vinhedo na EM Professor André Franco Montoro. Estiveram presentes na abertura oficial da mostra autoridades municipais de Vinhedo, Campinas, Itatiba e Hortolândia, além de profissionais das secretarias municipais de Educação destas quatro cidades.
De acordo com a comissão organizadora do evento, do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC, a mostra é promovida para colaborar à socialização dos trabalhos em andamento na região pelo “Mais Educação” e, com isso, incentivar a compreensão e a valorização da diversidade cultural, para que cada vez mais pessoas e alunos desenvolvam seu modo de refletir e de agir. A ação também é promovida pelo grupo para ser um evento propício à ampliação cultural e efetivo às formações crítica e criativa dos participantes, sejam eles os alunos do programa ou os espectadores das apresentações.
Continuidade
A 1ª Mostra Estudantil de Dança do Comitê Metropolitano de Educação Integral RMC segue nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 17 horas, com exibições de balé clássico, jazz, dança urbana e livre, expressões artísticas que são trabalhadas nas oficinas culturais do “Mais Educação”. Nesta oportunidade, mais escolas de Hortolândia e Campinas se apresentarão no teatro municipal de Vinhedo.
O Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC é o grupo responsável por acompanhar na região o desenvolvimento da educação integral, desempenhando o papel de instância permanente no debate sobre os desafios e sobre as possibilidades de implementação e de qualificação de políticas públicas focadas à oferta da educação integral.
O programa
O “Mais Educação” é um programa de educação integral que está em implementação em Vinhedo e que já está em andamento em escolas públicas de Campinas, Hortolândia e que também será adotado em Itatiba. Prevê a oferta de várias atividades extracurriculares aos alunos, a serem promovidas no contraturno escolar, e prioriza a oferta de oficinas nas áreas pedagógica, cultural, artística, de esportes e lazer, contemplando, ainda, o desenvolvimento de ações de educação ambiental, inclusão digital, saúde, sexualidade, direitos humanos, educação econômica, investigação científica, comunicação e uso de mídias.
Em Vinhedo, será adotado, inicialmente, na EM Professor André Franco Montoro, no bairro Capela, que atende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e que apenas aguarda a liberação da verba Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC), para iniciá-lo na cidade. Na EM serão atendidos inicialmente pelo programa estudantes em situação de risco social e os que integram os grupos familiares que são beneficiários do programa de transferência de renda do governo federal, o “Bolsa Família”.
Atividades
Dentro do “Mais Educação” a escola participante passa a disponibilizar aos seus alunos atividades em período integral, oferecendo no contraturno escolar oficinas que colaboram à sua formação pessoal e cultural. Entre as atividades que serão ofertadas na EM Professor André Franco Montoro haverá oficinas de reforço de língua portuguesa e inglesa, cultura digital e laboratórios de ciências, além de oficinas de fanfarra, danças e handebol.
Com as ações que serão desenvolvidas no decorrer do semestre letivo na EM Professor André Franco Montoro pelo “Mais Educação”, a expectativa da Prefeitura Municipal de Vinhedo é que, já a partir de 2013, o programa chegue a ofertar 15 oficinas na EM e que possa ser gradativamente implantado nas demais unidades escolares municipais que atendem estudantes de ensino fundamental.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Começa segunda-feira, dia 29, a Copa Vinhedo de futsal de base
- Exposição 90 anos da Semana de 22 é aberta em Vinhedo e segue até o próximo dia 24
- Clássico do teatro infantil foi a atração do segundo dia do Festevi em Vinhedo
- Prefeitura de Vinhedo anuncia integrantes da comissão julgadora do Festival de Teatro da cidade
- Prefeitura de Vinhedo apoia a realização da Copa Brasil de Escala de Aeromodelismo