Alunos de escolas municipais de Vinhedo conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
sexta-feira, 26 de outubro de 2012Os estudantes Vanglei de Oliveira da Silva e Esther Silva Gomes, das Escolas Municipais (EM) Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Professora Magdalena Lébeis, da Prefeitura Municipal de Vinhedo, conquistaram medalhas de ouro em sua participação na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, da Sociedade Astronômica Brasileira. Em Vinhedo, sete estudantes das EMs também conquistaram medalhas de prata e 14 alunos de bronze. O torneio do conhecimento teve abrangência nacional e envolveu, nesta edição, a participação de quase 785 mil alunos das redes pública e particular de ensino de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica visou incentivar o interesse entre os estudantes do 5º ao 9º ano dos ensinos fundamental I e II ao estudo das áreas de astronomia, astronáutica e ciências e também envolveu alunos do ensino médio. Neste ano, além de escolas brasileiras, também participaram alunos de Moçambique e do Timor Leste. “Com a dedicação e com muito estudo estes alunos trouxeram a Vinhedo um reconhecimento que é motivo de orgulho para todos, mostrando a força do seu saber e do ensino que é ministrado em nossas escolas municipais. Parabéns a todos os medalhistas, por tão bem representarem a nossa cidade!”, disse o prefeito Milton Serafim.
Pela 15ª edição, as medalhas de prata foram conferidas aos estudantes Vinícius Almeida Barbosa, da EM Dr. Jair Mendes de Barros; José Rodolfo dos Santos Silva, Eduardo Matheus França, Ulisses Rodrigues de Oliveira, Laura Cestarolli Pó, Heloísa Leitão Rodrigues, pela EM Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro; Thiago da Silva Venancio, da EM Professora Maria de Lourdes Von Zuben; enquanto que os alunos Alex da Silva Feitosa, Nara Cristina Melle, Jeane Gomes Duarte, Letícia Brito Valentim, Márcia Leide Feliciano Ferreira, Letícia Correia do Amparo e Richard Armando de Matos Gonzáles, todos da EM Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro; Vinícius Eduardo Nascimento, da EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben; Ryan Matos de Castro, da EM Professora Magdalena Lébeis; Bianca Dias Azevedo, Pedro Henrique Campos Poleto, Gabriel Feitosa Nunes, André Lucas Furquim de Souza e Gabriel Batista da Cruz, da EM Professora Maria de Lourdes Von Zuben, merecidamente conquistaram medalhas de bronze.
As medalhas de ouro, prata e bronze foram conquistas pelos estudantes em provas destinadas especialmente a cada ano de estudo e que foram aplicadas no primeiro semestre nas próprias unidades escolares, contemplando cinco questões de astronomia, três de astronáutica e duas sobre energia. Para realizar o teste, os alunos foram envolvidos pelos docentes da Rede em atividades e estudos que enfocaram a difusão de conhecimentos relacionados às áreas, de forma lúdica e cooperativa. “Por isso, também congratulamos os nossos educadores pela conquista de seus estudantes, pois se empenham com muita garra para transmitir aos nossos alunos conhecimento bastante qualificado e que será pertinente em toda sua vida”, reforçou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
A Olimpíada é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é um órgão vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os estudantes que obtiverem as melhores notas na prova – no âmbito nacional – e que receberam as medalhas por sua participação ainda terão a chance de participar de uma seleção da Sociedade Astronômica Brasileira, que formará equipes que representarão o Brasil em competições internacionais, tais como a Olimpíada Latino-Americana e a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Iniciação científica
Para que os docentes pudessem coordenar junto aos seus alunos as atividades previstas dentro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a Secretaria Municipal de Educação promoveu vários encontros de capacitação com os professores da disciplina de Ciências da Rede Municipal de Ensino e que contemplaram minicursos com o professor Rama Teixeira, diretor do Observatório Abrahão de Moraes – mantido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), e localizado na divisa da cidade de Valinhos e Vinhedo, com acesso pela Estrada do Observatório. O local também foi visitado pelos educadores dentro das atividades de capacitação.
Ainda na Rede Municipal de Ensino, a disseminação do conhecimento científico é feito junto aos alunos do 4º ano do ensino fundamental I por meio de projeto de iniciação científica, iniciado no primeiro semestre deste ano e que, desde então, tem sido efetivo na promoção de atividades de experimentação relacionadas aos conceitos aprendidos em sala de aula. “Este também colabora no sentido de motivar os alunos a desenvolverem seus próprios projetos de pesquisa e a fazer com que compreendam melhor como o estudo da ciência está presente ao seu redor, reconhecendo a relevância desta disciplina em questões presentes em sua rotina”, disse a diretora pedagógica da Rede, professora Marilene Pisoni Mayr.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Volks promove campanha Trânsito Consciente para os colaboradores de sua fábrica em Vinhedo
- Inscrições para torneio de vôlei de praia de Vinhedo terminam nesta sexta-feira
- Vinhedo lidera arrecadação de IPVA per capita na RMC
- Prefeitura de Vinhedo abre inscrição para curso de gestante gratuito no CASM
- Vinhedo: Promotoria decide que Hopi Hari deve ficar fechado