Área de cobertura para acesso gratuito ao sinal de internet do SIM Vinhedo Digital é ampliada em Vinhedo
quinta-feira, 18 de outubro de 2012Os munícipes que residem próximos à Rua do Café, na região da Capela, e às ruas Dom Pedro II e Floriano Piton, no bairro Nova Vinhedo, já podem procurar uma das duas centrais de atendimento à população do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, da Prefeitura Municipal de Vinhedo, para saber como fazer para ter em suas residências o acesso gratuito ao sinal de internet que é disponibilizado pela administração municipal na cidade desde março deste ano.
A recente inclusão dos endereços dentro da área de cobertura do sinal de internet do SIM Vinhedo Digital, com a instalação de mais antenas de transmissão de sinal via rádio nestes endereços, faz parte do processo contínuo de ampliação do território de abrangência do recurso e que contempla, atualmente, mais de 70% da população que reside na cidade. “Temos trabalhado para ampliarmos a abrangência do sinal e, consequentemente, oferecer para um número cada vez maior de cidadãos uma alternativa de acesso a este tipo de serviço, a fim de caminhar gradualmente à inclusão infossocial de todos os moradores que residem em nosso município”, disse o prefeito Milton Serafim.
Para saber se reside dentro da área de abrangência e de acesso gratuito ao sinal de internet, o morador interessado deve procurar uma das duas centrais de atendimento SIM Vinhedo Digital que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos bairros Capela e Centro. No bairro Capela, a unidade fica na Rua Antônio Amstalden, s/nº, bem em frente Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Aurora Sudário e bastante próximo ao terminal rodoviário existente na região, enquanto que no Centro a unidade está localizada na Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, na via que é continuação da Rua Monteiro de Barros e que fica paralela à Avenida Benedito Storani.
Ao se dirigir a uma das duas centrais, o munícipe deve ter em mãos a via original e a fotocópia de seu Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de endereço, que deve ser, obrigatoriamente, uma fatura de água e de luz do mês vigente. Apresentando a documentação necessária, os atendentes já verificam se o morador reside dentro da área de cobertura do benefício e, com a confirmação, já apresentam à assinatura do interessado o termo de uso do benefício e a partir do qual se responsabiliza pela utilização correta da facilidade.
Após a assinatura do termo, o morador recebe as orientações sobre como adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital e que é composto por placa PCB, caixa hermética, antena parábola grade, fonte de alimentação e adaptador POE. O kit está autorizado para ser fornecido à população por seis empresas autorizadas pela Prefeitura de Vinhedo: CFTVPolice, CITCOM – TI e Telecom, ESD Informática, It Services, Quero TV Antenas e Supnet Tecnologia & Informação.
As opções de empresas são repassadas ao morador interessado em seu atendimento justamente para que ele mesmo verifique qual é a melhor opção à aquisição dos equipamentos e para que também tenha a oportunidade de comparar as vantagens oferecidas pelas empresas aptas e, com isso, escolher qual melhor atende suas necessidades.
Outros serviços
Além do acesso gratuito ao sinal de internet, nas centrais SIM Vinhedo Digital os moradores também têm à disposição outros três importantes serviços e podem fazer a atualização de seus dados cadastrais, que são utilizados em seu atendimento em todas as repartições municipais; solicitar os cartões Saúde Nacional e Municipal, essenciais ao uso dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e para atendimento na Rede Municipal de Saúde; e também fazer a inscrição de solicitação de vaga para atendimento em período integral nas creches municipais, para crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
Para solicitar as vias dos cartões Saúde Nacional e Municipal, basta ao munícipe apresentar em uma das centrais SIM Vinhedo Digital seu RG ou certidão de nascimento, aos que ainda não tenham RG; o CPF e um comprovante de residência em nome do usuário solicitante, sendo que são aceitas as faturas de água, luz ou outras do mês vigente. Caso o morador não tenha um comprovante de endereço em seu nome ou de seus responsáveis legais, é preciso fornecer uma fotocópia do contrato do imóvel alugado ou uma declaração de endereço.Aos menores de 18 anos também é preciso estar acompanhado de seu responsável legal no momento do atendimento. Com o cadastro efetuado, os atendentes da Central SIM Vinhedo Digital já emitem ao requerente os cartões com o número de identificação definitivo e para uso imediato em todos os serviços vinculados ao SUS e disponíveis na Rede Municipal de Saúde.
Já para fazer a inscrição de solicitação de vaga para creche ou pré-escola, para atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses em período integral pela Rede Municipal de Ensino, é preciso apresentar a via original e a fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG da criança, declaração de trabalho da mãe da criança, com especificação dos dias, do horário, do endereço e do telefone do local de trabalho; além do comprovante de endereço. Só são aceitas como comprovantes de endereço as faturas de água ou luz do mês vigente e em nome dos responsáveis legais da criança. Em caso de imóvel alugado, é preciso apresentar a fotocópia do contrato de aluguel registrada em cartório ou, então, a declaração de propriedade reconhecida em cartório, juntamente com a fotocópia do endereço em nome dos pais da criança a ser inscrita.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Construção da nova área de lazer da Vila Junqueira, em Vinhedo, deve começar nas próximas semanas
- Sábado tem Manhã de Lazer na Praça Sant’Anna em Vinhedo
- Ônibus Cultural já tem destino e data em Vinhedo
- Instalação de macromedidor pode prejudicar o fornecimento de água dia 23 de julho para alguns bairros de Vinhedo
- Moradores de Vinhedo podem ficar sem água na sexta