Avançam as obras na estação de tratamento de lodo do Santa Cândida em Vinhedo
quarta-feira, 10 de outubro de 2012A tubulação que vai interligar os equipamentos da estação de tratamento de lodo a estação de tratamento de água, já começou a ser instalada na ETA 2, no Jardim Santa Cândida, que vai receber uma centrífuga com capacidade para desidratar 10.000 litros de lodo por hora.
Nessa primeira fase foram colocados os canos que vão direcionar a água para o reservatório de reuso ou para um novo processo de tratamento na ETA. Após essa etapa, a centrífuga será ligada aos tanques de adensamento e elevatória.
O tratamento de água na ETA gera um resíduo, o lodo, que tem todas as impurezas que antes estavam na água. E para dar a destinação correta ao produto, todo o lodo passa pela centrífuga para o processo de desidratação.
Parte da água eliminada do lodo nesse processo volta para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada. Já o lodo desidratado será encaminhado para aterro sanitário adequado ou poderá ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos.
Já na estação de tratamento de água da Vila Planalto, o prédio que vai abrigar duas centrífugas com capacidade para desidratar 14.000 litros por hora de lodo ainda vai receber o telhado e as paredes continuam sendo rebocadas.
A construção dessas estações reflete a preocupação da Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Sanebavi diz que água de Vinhedo está dentro dos padrões de qualidade
- Repartições públicas terão super feriadão em Vinhedo
- Vinhedo conquista certificado ‘Município Verde Azul’ pelo terceiro ano consecutivo
- Dia 28 tem a Turma da Mônica no Teatro Municipal de Vinhedo
- Inscrições para torneio de vôlei de praia de Vinhedo terminam nesta sexta-feira