Mais prédios públicos de atendimento à população são interligados à Infovia Municipal de Vinhedo
sábado, 22 de setembro de 2012Dando continuidade às ações que visam facilitar o dia a dia do cidadão e seu pleno atendimento nos serviços que são oferecidos nos espaços da administração municipal, a Prefeitura Municipal de Vinhedo prossegue com a interligação de mais prédios públicos à Infovia Municipal, estrutura de transmissão de dados de alta velocidade criada por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, que tem transformado o município em uma verdadeira cidade digital.
No momento, as equipes responsáveis pela execução dos serviços de interligação estão nos prédios do Procon, Centro Médico Dr. Manoel Matheus, Policlínica e do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm) para disponibilizar nos espaços a estrutura física necessária à ligação da rede interna dos locais à Infovia Municipal. Em seguida, receberão os mesmos trabalhos os prédios do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Clube da Criança, que fica no Jardim Bela Vista; e das EMs Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, Professora Magdalena Lébeis e Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro.
Além de criar uma rede corporativa digital unificada e eficiente, o uso da Infovia Municipal pelos prédios públicos torna mais rápida e econômica a transmissão de dados entre as repartições municipais, conferindo, ainda, mais segurança no uso e no compartilhamento de dados dos munícipes pelas repartições municipais no momento de atendimento aos moradores. Todo funcionamento da Infovia Municipal é acompanhado digitalmente em uma central de monitoramento alocada no prédio da Diretoria de Tecnologia da Informação, da Prefeitura de Vinhedo, e também conta com acompanhamento remoto, supervisionado por profissionais que integram a equipe de TIC, a fim de que possam verificar imediatamente e evitar quaisquer problemas que afetem seu funcionamento na cidade.
Já estão interligados à Infovia Municipal as EMs Dr. Jair Mendes de Barros, Dom Mathias, Professor André Franco Montoro; os CEIs Cuca, Monteiro Lobato, Saci-pererê, Pedrinho, Tia Anastácia e Visconde de Sabugosa; o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Capela, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), as secretarias municipais de Transportes e Defesa Social e Indústria, Comércio e Agricultura; e o Espaço Cultural da Capela.
A Infovia Municipal, do SIM Vinhedo Digital, é composta por mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico – aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante – e conta com cerca de 50 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. Ao todo, serão integrados à Infovia mais de 50 prédios públicos do município que prestam atendimento à população.
Benefícios e economia
Segundo a diretoria de TIC, a interligação de todos os prédios públicos à rede própria de transmissão de dados permitirá ao executivo reduzir em até 40% os custos com serviços de telecomunicação e internet pela administração municipal, pois excluirá à Prefeitura Municipal de Vinhedo a necessidade de contratar estes serviços, individualmente, junto às empresas de telefonia.
Ao dispor de sua própria estrutura de transmissão de dados digitais, outro benefício que se transformou em realidade foi o aumento da velocidade de envio e de troca de dados entre os órgãos municipais, uma vez que a Prefeitura Municipal de Vinhedo passou a contar com uma rede digital de alta capacidade de transferência e que, consequentemente, permite mais rapidez no cadastramento, no tratamento e no acesso aos dados que utiliza diariamente nos serviços públicos que são ofertados aos cidadãos.
As altas velocidade e operabilidade da Infovia Municipal também se devem ao tamanho de sua rede de transmissão de dados, que opera em gigabit e não mais em megabit, além de não consumir banda de internet, pois foi criada para ser uma rede corporativa local. “É como se antes da Infovia Municipal os dados trocados pelas repartições municipais trafegassem por uma rua estreita e cheia de veículos e, agora, têm à disposição uma ampla rodovia para circular em alta velocidade e com poucos veículos ao seu redor. Aos profissionais que atuam nas diferentes pastas, isso representa mais agilidade ao seu trabalho diário, enquanto que ao morador significa mais rapidez em seu atendimento”, explicou a equipe de TIC.
Acesso gratuito ao sinal de internet à população
A Infovia Municipal do SIM Vinhedo Digital também permite ao morador outro importante benefício: o acesso gratuito ao sinal de internet, atualmente disponibilizado para mais de 70% da população de Vinhedo desde março deste ano. Aos interessados em obtê-lo, basta procurar uma das duas unidades da Central SIM Vinhedo Digital para mais informações. Nesta oportunidade, é preciso ter em mãos a via original e a fotocópia do CPF, RG e um comprovante de residência, que deve ser, obrigatoriamente, uma fatura de água ou luz do mês vigente e em nome do morador interessado.
A unidade do Centro fica Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, via paralela à Avenida Benedito Storani e que é continuação da Rua Manoel Matheus. Já a Central SIM Vinhedo Digital em operação no bairro Capela fica na Rua Antônio Amstalden, s/nº, no prédio que também é do Cras. Os dois postos de atendimento aos moradores funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Relevância nacional
Por ter criado um projeto focado totalmente ao pleno atendimento ao cidadão, Vinhedo obteve está entre os municípios brasileiros que mais avançaram dentro do cenário de Cidade Digital no País. Com o SIM Vinhedo Digital, a cidade ocupa atualmente a 19ª colocação na classificação geral de Cidades Digitais no Brasil pelo Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD). Em sua segunda edição, o IBCD mede o nível de digitalização dos municípios brasileiros em relação à infraestrutura e aos serviços prestados em prol à população.
O termo cidade digital, ou cibercidade, é utilizado para referenciar os municípios que a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação criam e viabilizam infraestrutura, serviços e acesso público em determinada área urbana. Dentro deste contexto, as cidades digitais englobam a utilização das facilidades de uso do espaço eletrônico para ampliar o leque de projetos e serviços aos cidadãos, que antes ficavam restritos a espaços físicos determinados. Ainda dentro do conceito de cidade digital, estão as ações de inclusão digital, que preveem a oferta de acesso à internet para toda a população, contemplando internet banda larga ou de alta velocidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Quadrilha presa em Vinhedo usava loja de veículos para lavar dinheiro do tráfico
- Não haverá aulas nas escolas municipais, de esportes e oficinas culturais no dia do professor em Vinhedo
- Obra de drenagem desvia água da chuva dos pontilhões para Pinheirinho em Vinhedo
- Prefeitura intensifica fiscalização em construções irregulares em Vinhedo
- Prefeitura de Vinhedo apoia a realização da Copa Brasil de Escala de Aeromodelismo