Uso de textos informativos em prol à formação escolar é tema de capacitação docente em Vinhedo
quinta-feira, 13 de setembro de 2012Com o objetivo de aproveitar as características do texto informativo no processo de formação escolar dos alunos dos ensinos fundamental I, II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura Municipal de Vinhedo promoveu nesta terça-feira, dia 11, mais um encontro de capacitação para cerca de 40 professores que lecionam do 1º ao 9º ano. A formação integrou as atividades que são realizadas nas unidades educacionais municipais por meio do projeto de incentivo à leitura “Entre na Roda”, promovido em parceria com a Fundação Volkswagen.
No encontro, o sexto de formação deste ano letivo, os educadores puderam aprofundar seus conhecimentos relacionados à organização do texto de caráter informativo dentro de uma publicação jornalística e a identificar como se organiza as principais notícias em jornais e revistas, reconhecendo, ainda, os diferentes tipos de texto que compõem uma publicação informativa, incluindo os gêneros artigo e crônica. “Na capacitação, os professores também foram incentivados a discutir a importância destes gêneros na formação do leitor e as estratégias de apresentação destes textos em rodas de leitura a serem promovidas em sala de aula com os alunos, para que estes sejam beneficiados em seu processo de ensino-aprendizagem”, explicou a diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Marilene Pisoni Mayr.
Ao fim da capacitação – que aconteceu nos períodos da manhã e da tarde no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, no Condomínio São Joaquim – os educadores das unidades escolares municipais ainda participaram de uma dinâmica e vivenciaram um jornal falado. Também puderam participar de rodas de apreciação e de empréstimo de livros, compartilhando experiências que colaboram na disseminação do hábito da leitura junto aos mais de 7,4 mil estudantes das escolas municipais, do 1º ao 9º ano atualmente beneficiados pela iniciativa, e que são propícios para apresentá-los aos diferentes gêneros textuais existentes, em prol à construção contínua de seu conhecimento.
Incentivo à leitura
O “Entre na Roda” é promovido aos estudantes da Rede Municipal de Ensino desde 2011, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Vinhedo e a Fundação Volkswagen, que é a criadora do projeto. Aos alunos dos ensinos fundamental I, II e EJA passou a ser ofertado em todas as unidades escolares municipais a partir deste ano, após ter sido desenvolvido por um ano com bom aproveitamento na forma de projeto-piloto na Escola Municipal (EM) Dom Mathias, que atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, no bairro Capela.
Além de contemplar atividades em sala de aula junto aos alunos, o “Entre na Roda” também enfoca a promoção de ações que incentivam a comunidade a adotar a leitura como forma de construção e ao aprimoramento contínuo do conhecimento. Para tanto, prevê a realização de rodas de leitura, reunindo professores, alunos, seus familiares e comunidade em atividades divertidas e que reforçam o envolvimento da sociedade nos trabalhos desenvolvidos na escola, estimulando gradativamente a participação comunitária na vida escolar dos estudantes e, consequentemente, o uso do hábito de ler como forma de entretenimento e formação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Prefeitura de Vinhedo anuncia integrantes da comissão julgadora do Festival de Teatro da cidade
- Será dia 21 em Vinhedo a disputa do Troféu São Paulo de Ginástica Artística
- Prefeitura de Vinhedo apoia exposição coletiva Soprus Universalis
- Festival de natação encerra calendário esportivo da Prefeitura de Vinhedo
- Prefeitura de Vinhedo promove dia 28 mutirão de papanicolau no CASM