Prefeitura de Vinhedo atualiza armamento utilizado pela Guarda Civil Municipal
quarta-feira, 12 de setembro de 2012A Guarda Civil Municipal de Vinhedo – corporação de segurança vinculada à Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – teve parte de seu armamento atualizado pela administração municipal, com a substituição de 60 revólveres por 60 pistolas de calibre 380. A atualização de armamento visa fornecer aos profissionais que integram o efetivo do grupo condições plenas e estrutura adequada para que atue sempre em prol à promoção de mais segurança à população.
De acordo com o comandante do grupo de segurança municipal, Osmir Cruz, o novo armamento tem funcionamento semiautomático e é considerado mais moderno e seguro em comparação com o que será substituído. O novo armamento será utilizado rigorosamente pelos integrantes da Guarda Municipal, seguindo as normas e legislação vigentes, em ações de patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade e que são feitas em cooperação com ações preventivas e de investigação criminal desenvolvidas pelas polícias militar e civil. “Todos os integrantes que receberão as novas armas já são detentores do porte de armas curtas, de emprego individual, e participam atualmente de um treinamento técnico de cem horas, exigido pela legislação federal para o porte das armas semiautomáticas que foram recém-adquiridas pela Prefeitura. O treinamento, além de ser uma exigência legal, também é mais uma forma de atualização que contribui para que nosso profissional esteja sempre capacitado ao emprego seguro dos equipamentos que dispõe, objetivando o bom desempenho de suas funções, priorizando sempre a preservação da vida e a segurança de toda a sociedade”, comentou.
A capacitação teórica-prática para o uso das armas que foram recém-adquiridas à corporação está em andamento com os 60 profissionais do grupo que terão seu armamento atualizado. A parte teórica da formação iniciou no dia 3 e acontece duas vezes por semana no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), com duração total de cem horas. Nos encontros, os guardas civis municipais fazem uma revisão geral da legislação de armas e aprofundam seus conhecimentos de instrução sobre o emprego operacional, regras de segurança, conduta e sobre as características das armas, seu funcionamento e suas especificações técnicas e uso dos acessórios.
Ainda segundo o comandante Cruz, assim que finalizada a parte teórica, os guardas civis municipais farão a parte prática do curso no 12° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, localizado na cidade de Jundiaí.
Outros investimentos
Neste ano, a Guarda Civil Municipal de Vinhedo recebeu vários investimentos da administração municipal e que foram feitos para conferir ao grupo condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades de patrulhamento preventivo, que são feitas em todas as regiões da cidade. Em junho deste ano, por exemplo, recebeu 15 novos veículos do modelo Gol, que já são utilizados nas atividades diárias de patrulhamento preventivo, escolar e comunitário; além de dois veículos do modelo Tucson, que são usados pela equipe de Rondas Ostensivas Municipais (Romu) nas atividades de patrulhamento de apoio e no enfrentamento de situações consideradas de maior risco à população. Com as novas viaturas, que se destinaram à renovação e à ampliação da frota da Guarda Civil Municipal, o grupo passou de doze para o total de 22 viaturas em operação.
Ainda no primeiro semestre deste ano, o grupo também recebeu investimentos para ampliação do seu quadro de profissionais e teve seu efetivo aumentado em 30% com a contratação de 31 novos guardas civis municipais, por meio de concurso público. Com a medida, a corporação conta agora com 132 profissionais, que trabalham de forma preventiva no combate à criminalidade e que já estão em atuação em todas as regiões da cidade.
Outra iniciativa que colabora a área de segurança municipal, idealizada pela Prefeitura Municipal de Vinhedo, é o aumento de abrangência de seu sistema de videomonitoramento, que desde o primeiro semestre de 2011 ajuda a monitorar e controlar a malha viária municipal, auxiliando na identificação de veículos relacionados ou considerados suspeitos de envolvimento em práticas delituosas assim que entram ou saem da cidade. A expansão do sistema será feita no município com recursos provenientes de convênio celebrado recentemente com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e prevê o uso de R$ 580.550,00 de verba para a instalação de câmeras de monitoramento em novos pontos, que são definidos atualmente por meio de estudos técnicos em andamento. Vinhedo tem, atualmente, 43 câmeras instaladas nos pontos de entrada e saída do município e que estão vinculadas ao seu sistema de videomonitoramento. Com a verba da Agemcamp, a previsão é que adquira mais 25.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Vinhedenses poderão utilizar quatro piscinas municipais em janeiro
- Alunos de esportes especiais da Prefeitura de Vinhedo participam de Festival de Natação
- Semana da Pessoa com Deficiência começa em 27 de agosto em Vinhedo
- Vinhedo: Piscinas Municipais reabrem dia 29
- Prefeito de Vinhedo registra interesse em comprar prédio da Santa Casa