Vinhedo: Abertas inscrições para segunda turma de curso de inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência
quinta-feira, 30 de agosto de 2012Pessoas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual, com mais de 16 anos e residentes em Vinhedo e interessados em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho já podem se inscrever na segunda turma do projeto “Incluir é Legal”. O curso é destinado à inclusão de produtiva de pessoas com deficiência, é financiado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo – por meio do “Selando Parcerias” – e desenvolvido pelo Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi).
O curso abrange as áreas de pedagogia, terapia ocupacional e de psicologia e foi criado com o objetivo de desenvolver atividades de conhecimento e de intervenção, a partir da abordagem de conteúdos voltados para o mundo do trabalho e que enfocam a inclusão da pessoa com deficiência. Com duração total de três meses, os encontros da capacitação serão às terça e quintas-feiras, das 8 às 11 horas, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi). O início da segunda turma está previsto para 11 de setembro.
No “Incluir é Legal” os participantes são apresentados a tema importantes à pessoa com deficiência e relacionados ao dia a dia do trabalhador, tais como a documentação necessária na busca do primeiro emprego ou à recolocação profissional, história do trabalho, tipos de trabalhador, consolidação das leis trabalhistas, direitos e deveres do trabalhador, inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, saúde e segurança no ambiente de trabalho e todos os aspectos relacionados à lei das cotas. Durante a formação também são trabalhados ética e moral, modelos de perfil profissional, como elaborar um currículo, como procurar emprego e são fornecidas dicas de como participar de um processo seletivo e como agir durante a entrevista.
Ainda no curso os participantes aprendem mais sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sobre as funções do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), legislação trabalhista e relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Após o término da formação, os participantes recebem um certificado de conclusão e o currículo de cada um fica disponível no banco de dados do Ceivi, por tempo indeterminado.
O encaminhamento às vagas no mercado de trabalho é feito de acordo com o perfil de cada candidato e, para tanto, os alunos são avaliados para que tenham seu perfil definido, a fim de identificar quais são as funções mais indicadas ao seu caso e para correto encaminhamento. Dos sete alunos que participaram da primeira turma do projeto “Incluir é Legal”, que foi conduzida durante o primeiro semestre, o Ceivi informou que dois já foram encaminhados ao mercado de trabalho.
Como se inscrever
Para efetuar a inscrição na segunda turma do curso, o interessado deve procurar a secretaria do Ceivi, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nesta oportunidade, precisará fornecer uma foto 3×4 e o laudo com Classificação Internacional de Doenças (CID), expedido por médico especialista. Também deverá apresentar ao Ceivi fotocópias dos documentos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), carteira de reservista, título de eleitor, certidão de nascimento, histórico escolar, comprovante de residência e da primeira folha da carteira de trabalho.
De acordo com o Ceivi, ao fazer seu cadastro de interesse, o candidato ao curso será recebido pela equipe psicossocial do Centro e passará por um processo de triagem. A instituição fica na Rua Páscoa Zanetti Trevisan, nº 479, Jardim Itália. O telefone de contato para mais informações é o (19) 3826-7555.
O “Selando Parcerias”
Criado em 2009 pela Prefeitura Municipal de Vinhedo, o projeto “Selando Parcerias” proporciona a ampliação dos serviços socioassistenciais ofertados na cidade por meio do financiamento de diferentes projetos que colaboram à melhoria de vida de crianças, jovens, adultos, famílias e idosos, conduzidos em parceria com entidades assistenciais selecionadas por meio de edital. Neste ano, a subvenção à realização dos projetos é de R$ 4.916.420,00. Os valores são destinados à execução indireta de serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade e contemplam a promoção do “Incluir é legal”.
A criação do curso “Incluir é legal” surgiu após a Secretaria Municipal de Educação – que monitora as ações desenvolvidas pelo Ceivi, contempladas no “Selando Parcerias” – identificar junto aos alunos com deficiência atendidos na Rede Municipal de Ensino, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e entre os com mais de 16 anos no ensino fundamental, a possibilidade de encaminhá-los ao mercado de trabalho. Também surgiu após o Ceivi ter identificado grande procura por parte das empresas da região na contratação de pessoas com algum tipo de deficiência.
O Ceivi
Fundado em 24 de agosto de 1984, o Ceivi é uma associação civil sem fins lucrativos focada no atendimento e na garantia dos direitos de pessoas com deficiência intelectual. Atualmente, atende cerca de 250 pessoas do município e com a oferta do curso “Incluir é legal” tem a intenção de ampliar o leque de serviços que oferece e almeja a criação de um centro de capacitação ao mercado de trabalho, focado à pessoa com deficiência.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo
Mais notícias sobre Vinhedo:
- Um dia a Menos, baseado na obra de Clarice Lispector, é o espetáculo convidado do Festival de Teatro de Vinhedo
- Canta Inverno de corais está com inscrições abertas em Vinhedo
- Cougars Rugby de Vinhedo começa com vitória o campeonato paulista do interior
- Campeonato de futebol de base de Vinhedo começa dia 22 de setembro
- “1° Panorama Musical” terá apresentação do músico Marcus Tardelli em Vinhedo